domingo, 2 de janeiro de 2011

Por que não temos comunhão?

Passado as festas, jantares, conversas e papal Noel, vamos voltar ao que interessa, Deus. Estou meditando bastante nos livros de I, II e III João. Hoje me deparei com um trecho muito famoso, mas nunca o tinha analisado profundamente. Trata-se de I João 1: 5 ao 10:

"5 - E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.

6 - Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.

7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

8 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

10 - Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós"

Li, reli, li de novo e li mais uma vez. Preste atenção no versículo 5: "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma." O versículo 6 diz que se falarmos que mantemos comunhão com ele estando em pecado, mentimos, ou seja, assim como Deus é Santo, devemos ser santo, se pecarmos, logo não teremos nada de parecido com Deus.

Mas o que mais me chamou a atenção foi o versículo 7: "se andarmos na luz, como ele na luz está", ele reforça a importancia de acima de tudo, sermos santos, como Deus é santo, somente após o andarmos na Luz, que ele pôde prosseguir com seu raciocínio. "...temos comunhão uns com os outros...", quando prestei atenção neste trecho, vi o quão inculto da palavra de Deus eu sou. Não está por acaso esses vários "se" nos versículos, quer dizer realmente uma condição de alguma coisa. Neste versículo 7, o que está claro é que somente após andarmos na luz, ou seja, sendo santos, como Deus é, a comunhão com os irmãos acontece. Então, pensando e lendo outras versos e explicações bíblicas, pude ver que muitas veze
s nos deparamos com igrejas, grupos ou reuniões onde não há comunhão. Quando não temos comunhão com os irmãos, é porque este "se" do versículo não é real nas nossas vidas, não estamos vivendo na luz, em santidade. Isso é muito mais profundo do que imaginamos.

O meu, o seu e o nosso pecado dentro do corpo, atrapalha a comunhão do todo. Pois, se não andarmos na Luz, é fato indiscutível que não conseguiremos ter comunhão, o pecado criará uma barreira entre nós e os irmãos. Pense nisso, talvez você esteja sendo uma barreira para que o corpo de Cristo possa viver uma comunhão plena.

Os versículos 6,8 e 10 reforçam que temos pecados, erramos, somos falhos, e isso é indiscutível. Agora, se cumprirmos o versículo 9 e confessarmos os nossos pecados, ele sempre será fiel e justo para nos perdoar epurificar. Quanto poder não acham? Pois é, este é o poder de Deus, não somente aquele que escutamos hoje em dia, poder pra fazer isso, e mais isso e aquilo também.

Concluindo... para chegarmos a tão sonhada comunhão da Igreja de Atos, precisamos seguir este "passo a passo" descrito. Precisamos primeiramente saber que Deus é a Luz, a nossa Luz, e não há nenhuma mancha ou treva Nele. Reconhecendo isso, precisamos nos arrepender, e na minha visão, isso precisa ser continuamente, pois erramos, mas a sua misericódia e tamanha, que se confessarmos, ele nos perdoa, e o melhor, nos PURIFICA! Após reconhecer e se arrepender, devemos ser Luz, ser santo, como Ele é, e somente após isso conseguiremos ter comunhão com os irmãos. Busquemos santidade no pensar, no falar e no agir. Eu creio que milagres muito maiores do que Cristo fez pode ser manifestado nos tempos de hoje, e não estou falando dos milagres de ressurreição ou cura, e sim no milagre da Igreja de Atos, o milagre da comunhão plena do corpo de Cristo. Você também tem fé que isso pode acontecer?