quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cristãos na era do Egocentrismo

Por gentileza, se você por algum motivo tem tendências ao comodismo ou conformismo, não continue lendo. Obrigado.




São meia noite no meu notebook, confesso que ia orar e dormir, mas antes Deus tocou forte em meu coração sobre algo que tenho visto, lido, ouvido e presenciado e gostaria de compartilhar com todos vocês. Amados, o que está havendo?


Tenho notado no ar que temos enfraquecido bastante na questão de amarmos uns aos outros. Antes de continuar lendo, tire essa ideia de “Mauricio, amar a todos é difícil, porque tem uns que fazem isso...outros aquilo”, confesso que já sei o suficiente para dizer que isso não vem de Deus. Vejo muitos conhecidos e até amigos chegados dizendo frases do tipo:

- Ah Mauricio, o meu foco não é ir de encontro àqueles que estão longe das reuniões e palestras, e sim os que estão perto;
- Na verdade, decidi visitar e estar junto somente dos meus amigos ou aqueles que me apóiam, o restante do pessoal....
- Esses ai não tem jeito mesmo, não adianta, não muda;

Desculpe-me, posso estar errado, e por gentileza me corrijam se estiver, afinal sou humano e passível de erros. Conseguem ver Deus em algumas dessas frases? Gente, estamos aos poucos caminhando em um ritmo um tanto quanto “esquisito” para não dizer outra coisa. Frases como essas escuto quase que diariamente. Somos seguidores de Cristo, certo? Se somos, devemos imitá-lo (ou pelo menos tentar) em todos os nosso passos. É difícil, duro, porém devemos pelo menos fazer o básico e principal que Jesus reforçou: amar a Deus e o próximo. Vamos para a primeira frase:

- Ah Mauricio, o meu foco não é ir de encontro àqueles que estão longe das reuniões e palestras, e sim os que estão perto.

Se isso for uma atitude Cristã, por favor me digam! Os gentios não fazem o mesmo? Se isso for algo que Jesus fazia, então qualquer religião de esquina é correta. Amar aqueles que me amam é fácil demais, agora, amar aqueles que não me amam, não conheço ou pior, me odeiam, é necessário muito amor, um amor sobrenatural, um amor divino, um amor que só pode vir de Deus. Somos filhos Dele ou não?

- Na verdade, decidi visitar e estar junto somente dos meus amigos ou aqueles que me apóiam, o restante do pessoal....

Não são os fracos e oprimidos que precisam da mensagem de vida, de apoio, consolo, um ombro amigo em horas difíceis ou até mais tranquilas? Dou graças a Deus por ter no grupo de jovens aqueles que estão realmente juntos com Deus, mas meu coração aperta em lembrar de todos os que não estão. Espero em Deus que mais pessoas pensem como eu e desejem de todo coração que as ovelhas perdidas voltem ao pastor. Peraí, se essa frase fosse cristã, nem a parábola da ovelha perdida existiria, certo?

- Esses ai não tem jeito mesmo, não adianta, não muda.

Se Deus fosse assim conosco estávamos todos selados ao inferno eternamente. Como podemos pensar assim de pessoas que são iguais a nós? Afinal somos humanos, carentes, pobres e necessitados que precisam de Deus, claro que cada um tem suas dificuldades e qualidades, mas todos, todos, todos, sem exceção, são iguais. Dizer que certa pessoa não muda, e dizer a si mesmo que é incrédulo o suficiente para achar que nem Deus tocará seu coração e o pior, que você não tem parte na dificuldade deste irmão na fé.


Amados, o que quis expor neste breve esboço é: Somos um corpo! Um corpo que precisa, necessita que haja AMOR. Quando escuto frases como estas, digo convicto de que algumas pessoas estão com dificuldade de entender e praticar este amor, logo nosso corpo de Cristo local está fragmentado. Como podemos resolver? Indo atrás destes, amando, e ajudando estes que estão com dificuldade e juntos resolver qualquer questão que envolva comunhão, perdão e compaixão. Se Jesus que era JESUS não quis atirar a pedra, quem somos nós? Se Jesus que era JESUS sofreu e ainda nos últimos instantes pediu a Deus que perdoasse aqueles que estavam lhe causando dor, quem somos nós? Se Jesus que era JESUS amou a todos os perdidos e malucos possíveis, quem somos nós? Quem somos nós para negar tais atos em nossa vida? Não somos NADA.

Uma pessoa, que junto com várias pessoas pode se transformar em algo maior. Sabe o que? Um corpo de Cristo. Incrível não é? Deus se encheu de amor e derramou sua graça sobre pessoas como nós, indignos. Só que, uma pessoa sozinha, continua sendo somente uma pessoa. Nós dependemos uns dos outros, e quando pensarmos nisso profundamente e com amor de Deus, tenho absoluta certeza que as coisas vão mudar. Enquanto esse mover não ocorre, temos a opção de querer mudar, ou sentar e apreciar nosso egocentrismo.

domingo, 25 de setembro de 2011

Por que desistir?

Tive uma experiência muito interessante recentemente: passei no teste do DETRAN! Porém, apesar da frase curta que pode denotar algo simples, não foi bem por ai. Consegui somente na terceira tentativa, pensei em desistir várias e várias vezes, fiquei desanimado, sentindo-me ridículo por ser o único ao meu redor que não conseguia o tão sonhado pedaço de papel. Ou ainda poderia recorrer a outro meio, comprando a habilitação, o que não é honesto, mas muitas pessoas recorreram a este meio por desistirem de tentar ou em alguns casos, por preguiça. Pensei algumas vezes em ir por esse caminho, mas Deus logo tirava essa ideia maluca da minha cabeça. O que gostaria que pensássemos é: por que desistir?

Nós, seres humanos, temos um apetite voraz a ir sempre pelo caminho mais fácil, o que nem sempre significa ser o correto ou o melhor, já dizia a bíblia em Mateus 7:14 “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mas, por que insistimos em ir pelos caminhos mais fáceis? Simplesmente porque nos convém, por poupar tempo e dinheiro, como comprar a habilitação. A vida é feita de escolhas e o que plantamos ao escolher, reflete em nosso futuro. Quando não podemos ser “senhores do nosso próprio destino” é mais ou menos por ai que pensamos em desistir. Por que queremos isso? Por que pensamos em desistir?

Se sabemos que os caminhos de Deus são perfeitos e que tudo coopera para o bem daqueles que O amam, se sabemos que Deus esta no controle da situação e que foi Ele quem nos colocou em situações adversas nas quais precisamos do auxilio Dele, por que ao invés de pedir ajuda e ter paciencia, desistimos? Desistencia esta intimamente ligado nestes casos, com falta de fé. Confesso que balancei em diversos momentos nessas três tentativas, mas não podemos desistir quando sabemos que Deus foi quem apontou para o caminho. Assim como eu sabia que tinha que passar por este processo doloroso para que Ele fosse honrado lá na frente, eu não podia desistir, e não o fiz. Porém, confesso também que em várias situações da minha vida eu desisti... infelizmente desisti, incredulidade? Certamente.

Nós podemos desistir de muitos planos, caminhos e objetivos que Ele traçou para nós, mas graças a misericórdia de Deus, Ele JAMAIS desistirá de nós. Isso me motiva a ir com tudo no que Ele quer para mim. Não desista! Não desista! Não desista de tentar viver uma vida em santidade. Não desista de ser honesto! Não desista de dizer não ao pecado! Não desista de suar a camisa em prol dos pobres e necessitados! Sabe por que? Porque Jesus se deparou com várias situações e venceu TODAS, Ele não desistiu! E nós, como seus imitadores, não devemos desistir. É dificil, doloroso, mas deixo como final desse rápido monólogo o trecho de um dos anunciantes do evangelho que sofreu bastante por Cristo e tinha tudo para desistir, porém sabia que Deus estava a frente e foi até o fim:

“Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”


Carta de Paulo - 2 Timóteo 4:5-8

Não desista! - Templo Soul

Já que falamos sobre desistir, veja música do Templo Soul!



video

sábado, 10 de setembro de 2011

Cristão X Ateu - Parte 2


-----Eles entram no ônibus, passam a catraca e sentam nos fundos, perto da porta-----


Ateu: E ai mano?! Explica isso! Como você pode ser livre para fazer o que quiser?
Cristão: No livro de João diz que “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Então sou livre porque Jesus Cristo me libertou de toda condenação de morte que o pecado trás.
Ateu: Ohhhh! Condenação!!!! Que medo! (risos)
Cristão: (¬¬)
Ateu: Mas, e ai? Então quer dizer que você é livre em Cristo? Hum... Vamos para a balada então? Boteco? Bordel? Usar drogas?
Cristão: Não né! CLARO QUE NÃO!
Ateu: Ué?! Mentiu de novo? Não disse que era livre?
Cristão: Sou livre, mas para as coisas que Jesus aprova.
Ateu: Isso não é liberdade! Você é um prisioneiro de uma religião, isso sim!
Cristão: (pensando)

Cristão: Paulo, um dos diversos homens de Deus que anunciaram a mensagem da salvação diz em 1 Coríntios que “podemos todas as coisas, mas nem todas convêm fazer”. Logo, eu posso tudo, porém nem tudo agrada a Deus.
Ateu: Conclusão: prisioneiro!!!
Cristão: Pode até ser prisioneiro, mas por vontade própria. Depois que decidi que Jesus entrasse em meu coração, decidi também que a vontade dele é melhor do que a minha.
Ateu: Melhor do que mulher? Bebedeira? Falar besteira? Até parece, nunca!
Cristão: A bíblia também diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável!
Ateu: E você acredita em qualquer livrinho que lê? Você é louco cara!
Cristão: Paulo diz também que “o homem natural não compreende as coisas do Espírito Santo porque parece loucura”. Somente através do discernimento vindo do Espírito que podemos entender.

Ateu: Aff! Ridículo.
Cristão: Já tentou se entregar a ele? Garanto que não irá se arrepender.
Ateu: (pensativo)
Cristão: Fica em paz cara. Já fiquei confuso com coisas como essas, só te coloquei para pensar, mas você viu? Tem nexo algumas coisas, não têm?
Ateu: Acho ridículo tudo isso, mas não vou mentir: tem.
Cristão: (ar de riso)
Ateu: Sabe uma coisa que não entendo? Porque Deus permite tanto desastre no mundo? É gente morrendo de fome ou sendo assassinadas...
Cristão: Todo mundo esta sujeito a esse tipo de coisa. Porém, temos a quem pedir que nos guarde e livre de todo mal. Pelo menos comigo e minha família ele tem sido muito bom.
Ateu: Então, quem não é cristão se lasca???
Cristão: Não... Jesus disse uma vez que “no mundo vocês terão aflições, mas tenham bom ânimo porque Eu venci o mundo”. Não estamos livres de sermos assassinados ou de passarmos dificuldade, porém temos um Deus que sempre nos dará o sustento e nunca nos desamparará.
Ateu: Mas ele guardará a mim e minha família mesmo se eu não for cristão?
Cristão: E desde quando decidiu acreditar em Deus?
Ateu: Eu não disse isso. Eu não acredito em Deus, mas fiquei curioso ...

Cristão: Acredito que Deus te proteja sim, mesmo que você não creia Nele. Porém, como você não o reconhece como Senhor da sua vida e não deseja ser Filho de Deus em atitudes e posturas, acho que Ele fica limitado em agir em sua vida.
Ateu: Para uma filosofia, é interessante.
Cristão: Para mim, é a verdade.
Ateu: Disse bem, para você. (ar de riso)
Cristão: Essa é a minha versão de como vivo, e a sua como é?

Continua...