quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Papai! Quero uma mega igreja de natal.

Ah, o natal. Vemos as pessoas tentando se aturar, vemos os policiais muito mais relaxados, vemos assaltantes e assassinos saindo das prisões para tirar “férias” merecidas em casa, vemos igrejas do tamanho de shopping centers, vemos... Opa, espera um pouco, igrejas gigantes? É isso mesmo?

Não vejo, em nenhuma parte do novo testamento, alguma recomendação do tipo “construam templos gigantes,exaltem seu ego, façam cartazes enormes com suas fotos, venerem-se a si mesmos, porque assim digo”, se existe, por f
avor, me digam, me digam que eu deixo de ser cristão. Por que digo isso radicalizando? Porque o que vejo na praça é simplesmente ridículo e totalmente fora da palavra, longe, muito longe.

Quando analiso a igreja referência para todos nós, cristãos, a igreja de Atos, vejo que a situação que agradava e frutificava era bem diferente do que vemos hoje:

“ Atos 2: 41 - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”

Assisto os programas de televisão de algumas “igrejas” e as vezes o povo se entrega a Jesus literalmente na porrada, deixando de ser de bom grado.

“ Atos 2: 42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” .

Qual era a doutrina dos apóstolos? Não era a de Cristo? Pois bem, qual era a doutrina de Cristo? Não era arrependimento, mudança de vida, um chamado para sermos santos e conquistarmos o reino dos céus? Desafio você a analisar as pregações e cultos de muitas dessas super igrejas, falam o tempo todo de milagres, prosperidade, cura e libertação, mas poucas vezes eu escuto o nome JESUS CRISTO, e muito menos ainda, escuto a palavra ARREPENDIMENTO.

“ Atos 2: 43 - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos”.

Este ponto parece que está sendo muito bem feito por todos, mas será que em todas as almas há temor? Será que eles sempre agem pelo espírito e não pelas suas próprias vontades? Amados, cuidado, Deus pode usar qualquer um, usou até uma mula, porém, isso não significa que Deus está aprovando a conduta. Cuidado para não seguir pessoas pensando que está seguindo a Deus.

“atos 2: 44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum”.

A vocalista do Diante do Trono deu uma resposta muito infeliz em entrevista para o Faustão recentemente: “Existe uma igreja para cada gosto, você vai achar a que melhor se encaixe com você”. Creio que ela contradisse este versículo, pois, uma vez que DEVERIA ser o Espírito Santo que conduzisse todas as igrejas, e sendo o Espírito sempre o mesmo, então não deveria haver tamanha diferença entre uma denominação e outra, afinal cremos e seguimos a UM único Deus, que possui UMA única palavra, o que passar disso é invenção humana. Existem costumes diferentes? Existem, mesmo eu achando que alguns são esquisitos. Porém a doutrina NÃO PODE SER DIFERENTE DAQUELA QUE ESTÁ CLARA NA PALAVRA DE DEUS. É ai que o problema se instala.

“ Atos 2: 45 - E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister (ou necessidade) ”.

O que só escutamos é “Você vai ter mais, prosperar mais, ter mais dinheiro, OFERTAR MAIS...”. Nunca vi e nunca vou ver uma campanha “venda a sua própria casa para ajudar os menos afortunados” ou “Venda um dos seus 10 carros e ajude o irmão necessitado”. Pelo contrário, vemos campanhas e mais campanhas para que todos possam alcançar o tão sonhado bezerro de ouro de nossos tempos, a BENÇÃO.

“ Atos 2: 46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”

Opa, acho que não li direito, ele diz templo ou supertemplo? Ah tá, só para saber... Se você for num culto não festivo de qualquer super igreja, verá que nem a metade dos bancos é preenchido. Sinal da mentalidade que esta sendo implantado nos membros da igreja. Comiam juntos? Nossa! Como eles eram incríveis. Quantas pessoas bem pobrezinhas você já chamou pra comer em sua casa? Poucas? Nenhuma? Ah, mas as que tem dinheiro já não é verdade? Se a resposta for sim, cuidado irmão, cuidado com a direção e intenção do seu coração.

“ Atos 2: 47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.

Vamos brincar de mandar em Deus? Segunda-feira Deus TEM que atender com cura a igreja, na terça-feira Deus DEVE atender o “milagre urgente”, na quarta-feira Deus SÓ PODE atender as curas financeiras, Oo ....e assim por diante. Tem pessoas que literalmente definem como e o que Deus vai fazer em determinados dias da semana. Gente, DEUS É DEUS, ELE FAZ O QUE QUER, QUANDO QUISER E SE ELE ASSIM QUISER.

Outro ponto, se Deus deixou claro que acrescenta à igreja os que precisam ser salvos, então não precisamos fazer coisas atrativas, mega eventos super hiper mega GOSPEL. Sabe do que todos precisam? Viver o evangelho, mas principalmente e antes de tudo, precisamos
voltar ao evangelho, o verdadeiro, não o que vemos por ai. ACORDA IGREJA DE CRISTO, ACORDA.

Um comentário:

  1. Por isso eu digo até morrer! diga não ao falso evangelho!

    É isso ai,concordo plenamente com post, precisamos como verdadeira igreja do Senhor, voltar ao evangelho da graça.
    O comentário da Biblia King James para temor no texto de atos, fica assim: "Pleno Temor, que era uma mistura de Adoração Contínua,Pavor,Êxtase,Reverência,e Expectativa diante da gloria da majestade de Deus".
    Imagine quando a igreja de Jesus manifestar este Pleno Temor.

    Abração

    ResponderExcluir