domingo, 25 de setembro de 2011

Por que desistir?

Tive uma experiência muito interessante recentemente: passei no teste do DETRAN! Porém, apesar da frase curta que pode denotar algo simples, não foi bem por ai. Consegui somente na terceira tentativa, pensei em desistir várias e várias vezes, fiquei desanimado, sentindo-me ridículo por ser o único ao meu redor que não conseguia o tão sonhado pedaço de papel. Ou ainda poderia recorrer a outro meio, comprando a habilitação, o que não é honesto, mas muitas pessoas recorreram a este meio por desistirem de tentar ou em alguns casos, por preguiça. Pensei algumas vezes em ir por esse caminho, mas Deus logo tirava essa ideia maluca da minha cabeça. O que gostaria que pensássemos é: por que desistir?

Nós, seres humanos, temos um apetite voraz a ir sempre pelo caminho mais fácil, o que nem sempre significa ser o correto ou o melhor, já dizia a bíblia em Mateus 7:14 “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mas, por que insistimos em ir pelos caminhos mais fáceis? Simplesmente porque nos convém, por poupar tempo e dinheiro, como comprar a habilitação. A vida é feita de escolhas e o que plantamos ao escolher, reflete em nosso futuro. Quando não podemos ser “senhores do nosso próprio destino” é mais ou menos por ai que pensamos em desistir. Por que queremos isso? Por que pensamos em desistir?

Se sabemos que os caminhos de Deus são perfeitos e que tudo coopera para o bem daqueles que O amam, se sabemos que Deus esta no controle da situação e que foi Ele quem nos colocou em situações adversas nas quais precisamos do auxilio Dele, por que ao invés de pedir ajuda e ter paciencia, desistimos? Desistencia esta intimamente ligado nestes casos, com falta de fé. Confesso que balancei em diversos momentos nessas três tentativas, mas não podemos desistir quando sabemos que Deus foi quem apontou para o caminho. Assim como eu sabia que tinha que passar por este processo doloroso para que Ele fosse honrado lá na frente, eu não podia desistir, e não o fiz. Porém, confesso também que em várias situações da minha vida eu desisti... infelizmente desisti, incredulidade? Certamente.

Nós podemos desistir de muitos planos, caminhos e objetivos que Ele traçou para nós, mas graças a misericórdia de Deus, Ele JAMAIS desistirá de nós. Isso me motiva a ir com tudo no que Ele quer para mim. Não desista! Não desista! Não desista de tentar viver uma vida em santidade. Não desista de ser honesto! Não desista de dizer não ao pecado! Não desista de suar a camisa em prol dos pobres e necessitados! Sabe por que? Porque Jesus se deparou com várias situações e venceu TODAS, Ele não desistiu! E nós, como seus imitadores, não devemos desistir. É dificil, doloroso, mas deixo como final desse rápido monólogo o trecho de um dos anunciantes do evangelho que sofreu bastante por Cristo e tinha tudo para desistir, porém sabia que Deus estava a frente e foi até o fim:

“Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”


Carta de Paulo - 2 Timóteo 4:5-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário