quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cristãos na era do Egocentrismo

Por gentileza, se você por algum motivo tem tendências ao comodismo ou conformismo, não continue lendo. Obrigado.




São meia noite no meu notebook, confesso que ia orar e dormir, mas antes Deus tocou forte em meu coração sobre algo que tenho visto, lido, ouvido e presenciado e gostaria de compartilhar com todos vocês. Amados, o que está havendo?


Tenho notado no ar que temos enfraquecido bastante na questão de amarmos uns aos outros. Antes de continuar lendo, tire essa ideia de “Mauricio, amar a todos é difícil, porque tem uns que fazem isso...outros aquilo”, confesso que já sei o suficiente para dizer que isso não vem de Deus. Vejo muitos conhecidos e até amigos chegados dizendo frases do tipo:

- Ah Mauricio, o meu foco não é ir de encontro àqueles que estão longe das reuniões e palestras, e sim os que estão perto;
- Na verdade, decidi visitar e estar junto somente dos meus amigos ou aqueles que me apóiam, o restante do pessoal....
- Esses ai não tem jeito mesmo, não adianta, não muda;

Desculpe-me, posso estar errado, e por gentileza me corrijam se estiver, afinal sou humano e passível de erros. Conseguem ver Deus em algumas dessas frases? Gente, estamos aos poucos caminhando em um ritmo um tanto quanto “esquisito” para não dizer outra coisa. Frases como essas escuto quase que diariamente. Somos seguidores de Cristo, certo? Se somos, devemos imitá-lo (ou pelo menos tentar) em todos os nosso passos. É difícil, duro, porém devemos pelo menos fazer o básico e principal que Jesus reforçou: amar a Deus e o próximo. Vamos para a primeira frase:

- Ah Mauricio, o meu foco não é ir de encontro àqueles que estão longe das reuniões e palestras, e sim os que estão perto.

Se isso for uma atitude Cristã, por favor me digam! Os gentios não fazem o mesmo? Se isso for algo que Jesus fazia, então qualquer religião de esquina é correta. Amar aqueles que me amam é fácil demais, agora, amar aqueles que não me amam, não conheço ou pior, me odeiam, é necessário muito amor, um amor sobrenatural, um amor divino, um amor que só pode vir de Deus. Somos filhos Dele ou não?

- Na verdade, decidi visitar e estar junto somente dos meus amigos ou aqueles que me apóiam, o restante do pessoal....

Não são os fracos e oprimidos que precisam da mensagem de vida, de apoio, consolo, um ombro amigo em horas difíceis ou até mais tranquilas? Dou graças a Deus por ter no grupo de jovens aqueles que estão realmente juntos com Deus, mas meu coração aperta em lembrar de todos os que não estão. Espero em Deus que mais pessoas pensem como eu e desejem de todo coração que as ovelhas perdidas voltem ao pastor. Peraí, se essa frase fosse cristã, nem a parábola da ovelha perdida existiria, certo?

- Esses ai não tem jeito mesmo, não adianta, não muda.

Se Deus fosse assim conosco estávamos todos selados ao inferno eternamente. Como podemos pensar assim de pessoas que são iguais a nós? Afinal somos humanos, carentes, pobres e necessitados que precisam de Deus, claro que cada um tem suas dificuldades e qualidades, mas todos, todos, todos, sem exceção, são iguais. Dizer que certa pessoa não muda, e dizer a si mesmo que é incrédulo o suficiente para achar que nem Deus tocará seu coração e o pior, que você não tem parte na dificuldade deste irmão na fé.


Amados, o que quis expor neste breve esboço é: Somos um corpo! Um corpo que precisa, necessita que haja AMOR. Quando escuto frases como estas, digo convicto de que algumas pessoas estão com dificuldade de entender e praticar este amor, logo nosso corpo de Cristo local está fragmentado. Como podemos resolver? Indo atrás destes, amando, e ajudando estes que estão com dificuldade e juntos resolver qualquer questão que envolva comunhão, perdão e compaixão. Se Jesus que era JESUS não quis atirar a pedra, quem somos nós? Se Jesus que era JESUS sofreu e ainda nos últimos instantes pediu a Deus que perdoasse aqueles que estavam lhe causando dor, quem somos nós? Se Jesus que era JESUS amou a todos os perdidos e malucos possíveis, quem somos nós? Quem somos nós para negar tais atos em nossa vida? Não somos NADA.

Uma pessoa, que junto com várias pessoas pode se transformar em algo maior. Sabe o que? Um corpo de Cristo. Incrível não é? Deus se encheu de amor e derramou sua graça sobre pessoas como nós, indignos. Só que, uma pessoa sozinha, continua sendo somente uma pessoa. Nós dependemos uns dos outros, e quando pensarmos nisso profundamente e com amor de Deus, tenho absoluta certeza que as coisas vão mudar. Enquanto esse mover não ocorre, temos a opção de querer mudar, ou sentar e apreciar nosso egocentrismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário