terça-feira, 22 de novembro de 2011

O irmão do filho pródigo

Conversando com minha futura esposa antes de compartilhar com os jovens da minha igreja sobre uma das parábolas que eu mais adoro de Jesus Cristo, pude perceber outro e grande ensinamento do mestre. Vamos meditar em Lucas 15: 25 ao 31, que diz:

“E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar. E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas
coisas são tuas.”

Galera olha só que intrigante. O irmão do filho pródigo esta com ciúmes e triste porque o pai dele supostamente não lhe dava coisas boas como fez com o filho recém chegado. Mas, será que ele pediu? No versículo 29 diz que o pai nunca tinha lhe dado nem um cabrito, o pai por sua vez lhe retruca dizendo: “Filho, tudo que é meu, é seu também”.

Tem coisa melhor que isso? Saber que nosso Pai, Deus, cujo poder, soberania e amor supera milhares de vezes esse pai humano nos chama de canto e diz: “Filho, tudo que é meu, é seu também!” As vezes nós reclamamos que não temos, mas será que realmente pedimos de coração? Será que servimos a Deus a ponto de sermos chamados de filhos? Porque a bíblia é clara que, para os filhos de Deus, ele provê com toda sorte de bênçãos tanto espirituais quanto
materiais. Ou você acha que coisas matérias não são planos de seu Pai celeste? Claro que sim, nu
nca serão o primordial, mas Ele com certeza quer te abençoar com essas coisas também.

Em Mateus 7, do versículo 7 ao 11, Jesus fala claramente que se pedir, lhe será dado, se buscar, encontraremos, se batermos, será aberto. Por muitas vezes eu questionei Deus por não ter experiências legais com Ele, ou não ter algumas coisas que necessitava. Quando realmente entendi que ele além de meu Pai, é meu grande amigo, pude entender que posso confiar e também posso pedir o que eu quiser.

Uma alma transformada pelo Espírito Santo modifica inclusive, suas vontades e prazeres, logo seus pedidos serão aqueles que Deus aprovará e concederá. Mas, cuidado, Deus não é um gênio da lâmpada, por isso na parábola ele diz essa frase para um filho, ou seja, alguém muito próximo e intimo.

Somos íntimos de Deus? Se sim, conversem, chorem, riam e
peçam que ele os ouvirá. Se não, então busquem isso, como prioridade de vida e
razão de existência. Vale a pena!

2 comentários:

  1. Paz
    outro dia meu Pastor trouxe uma mensagem sobre o irmão do filho pródigo também.
    Me fez ver o quanto nos acostumamos viver a sombra de nosso Eterno Pai, como se não fosse necessário abrirmos nosso coração em nossa relação com Deus.
    De fato, como concluiu bme, devemos sim busca-lo por prioridade.
    Obrigada por esta mensagem.
    Paz
    Elisabeth LA

    ResponderExcluir