domingo, 16 de outubro de 2011

Deus não é circunstancial

Deus é sensacional não é mesmo? Ultimamente tenho tido diversas experiências de como é seu agir, misericórdia e graça sobre nós. Experiências do tipo de cura, respostas e acontecimentos imediatos ou mirabolantes, tudo consequência do seu poder, embora nem sempre Ele responda do jeito que imagino, quero, desejo, sonho ou anseio. Entre idas e vindas dessa rotina incessante e aprendizado com Ele, levantei uma questão que acredito ser importante debatermos: Quando verdadeiramente Deus age?

Às vezes me deparo com situações que pedem uma resposta urgente, e adivinhem? Não acontece. Ou então, não estou muito confiante de ver algo de Deus e, de repente, acontece! Como posso explicar tal fenômeno? Bom, eu posso e não posso responder. Acredito que existem dois fatores que definem quando Deus age: A vontade ou permissão, e o coração.

A vontade ou permissão: De quem? Claro que de Deus. Tudo no planeta só acontece quando Ele da seu alvará de liberação, sejam para coisas boas ou ruins. Quando é de sua vontade, acontece independentemente se eu ou você queremos. Certamente pensamos que, se não oramos o suficiente, buscamos estar cheios do Espírito Santo e lermos a bíblia, nada ira acontecer conosco ou em nossas vidas. Isso não é verdade, se ele quiser que aconteça, vai acontecer. Quantas vezes eu fiz coisas desagradáveis e no mesmo período Deus me abençoou? Quantas outras eu estava “na paz” e tive uma colheita amarga devido aos meus pecados? Isso acontece somente porque Deus age quando quiser e da maneira que sua vontade quer.

Como diz a bíblia em 1 João, Deus é luz e não existe escuridão Nele, logo creio eu que, as coisas positivas, boas ou que exalam luz vem da vontade Dele. Porém, quando o diabo decide agir, ele sempre vai a Deus pedir permissão para tal, podendo Ele consentir ou não. Porque isso? Porque Ele é Deus e pode e decide tudo. Tudo parte do pressuposto de que Deus pode ou não aprovar ou permitir.

O coração: Depois do veredito de Deus, ele olha para o nosso coração. Se uma situação em que Ele aprova e é nítido em seu coração que você deseja isso, é claro que ele fará. Agora, existe o outro lado. Deus pode aprovar e olhar em seu coração e não encontrar o que deseja, então fechar a porta. Existe também um terceiro caso, quando Deus diz não, porém pelo coração contrito e centrado em sua vontade sempre, Ele decide abrir a porta e dizer sim.

Porque quis esclarecer estes pontos? Porque muitas vezes não entendemos. Achamos que Deus age devido a circunstâncias que estão a nossa frente: por isso existem igrejas que estabelecem “terça-feira do milagre urgente”, “ sábado da grande cura financeira”, “quinta-feira das causas impossíveis”... É claro que estes exemplos são extremos, entretanto, quem somos nós para definirmos o que é milagre urgente e pior, quando Deus pode e vai agir? Posso imaginar que Deus olha tais coisas lá do alto e pensa: “Ai ai, o que eles estão pensando que são?”

Deus age quando quiser, pode estar sol, chuva, nevando ou na penumbra total. Posso ter me preparado anos ou nem sequer um dia. Pode estar todo o cenário circunstancial montado ou nada pronto. Deus é Deus, a nossa parte é acreditar que ele PODE TUDO, a parte do agir ou não é por conta Dele. Quer que Deus aja em alguma causa na sua vida? Tenha fé, ore, jejue, busque-o intensamente para que ele aja ou que te mostre o que Ele quer com determinada situação. Certamente, para os verdadeiros filhos, Ele mostrará.

Não olhe as circunstancias, não olhe o circo que o envolve, olhe para o alto. Ele é poderoso, de amor incondicional, e por ultimo e não menos importante, possui uma palavra boa, perfeita e agradável que nunca volta vazia ao invadir os corações. Posso testificar isso em algo recentemente. Fizemos um trabalho de evangelização de crianças e uma região carente da zona leste de São Paulo. Não estava muito confiante se seria bom aquele dia. Não foi bom, foi fantástico. Muitos agradecimentos, elogios, convites para apresentar em outros locais e a única coisa que importava: a mensagem foi passada. Porque Deus agiu? Porque Deus não é circunstancial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário